Essa Técnica Vai Mudar Seus Treinos!

Essa Técnica Vai Mudar Seus Treinos!

20 de novembro de 2020 0 Por speedfitnessbauru

Kaatsu Training ou Treinamento com Restrição do Fluxo Sanguíneo

Acreditava-se que o treinamento de força só induziria a hipertrofia quando utilizadas intensidade de carga maiores que 65% de 1 repetição máxima (RM). .

Porém, o treinamento de baixa intensidade com restrição do fluxo sanguíneo (RFS) tem desafiado esta teoria e demonstrado que adaptações hipertróficas podem ser induzidas com intensidades muito baixas (< 50% 1-RM) (Pope et al., 2013).

O treinamento com RFS é uma técnica desenvolvida em 1966 pelo cientista do esporte e fisiculturista japonês Yoshiaki Sato. Um grande número de pesquisas demonstrou a eficácia do exercício (musculação de baixa intensidade, caminhada, ciclismo) combinado com RFS para aumentar a força muscular e hipertrofia. A RFS é alcançada através da aplicação de pressão externa sobre a porção proximal dos membros superiores e inferiores.

A pressão externa é aplicada através de um manguito, com pressão suficiente para restrição do retorno venoso ou até mesmo a oclusão total, podendo variar de acordo com os protocolos.

Isso faz com que ocorra hipóxia tecidual, aumento do estresse metabólico e do recrutamento de fibras de contração rápida, da produção hormonal sistêmica e localizada, do pump muscular (inchaço celular) e da produção de espécies reativas de oxigênio e suas variantes, incluindo o óxido nítrico, entre outros efeitos que podem favorecer os ganhos em força e hipertrofia mesmo com intensidades extremamente baixas (Pearson et al., 2015).

Para isso, a pressão de oclusão deve ser precisamente controlada através de equipamento específico para este tipo de treinamento para assegurar a eficiência e segurança.

Esta técnica não é completamente livre de riscos vasculares, principalmente se aplicada inadequadamente.

Desta forma, não use “garrotes” ou fitas elásticas e só utilize esta técnica na presença de um profissional experiente.

Referência:

1. Pearson SJ, et al. A review on the mechanisms of blood-flow restriction resistance training-induced muscle hypertrophy. Sports Med. 2015.

2. Pope ZK, et al. Exercise and blood flow restriction. J Strength Cond Res. 2013;27(10):2914-26